COMO QUANTIFICAR O BENEFICO/CUSTO DE VARIOS TARTAMENTOS SUPERFICIAIS?

ArtigoAO uso de tratamentos superficiais está bastante disseminado na California. Para pôr em um único parâmetro a ação de vários dos principais aspectos relacionados com o desempenho de um tratamento (Sousa e Way, 2007), os autores desenvolveram uma medida conceptual da eficácia do tratamento chamado a capacidade de tratamento de Desempenho (TCD) e é definido como se segue:

onde:

  • TPC = Tratamento de Desempenho Capacidade;
  • BC = Binder conteúdo por unidade de área (L / m2);
  • SE = Racio da Extensão de Energia a Rotura;
  • T = Espessura do tratamento (mm).

Foi já determinado que existe uma correlação muito boa (com um R2= 80%) entre o TPC e vida esperada do tratamento. Com base na informação acima, a eficácia de custo (TPC / $) de cada tratamento foi determinada pela divisão TPC do tratamento pelo seu alto custo. Na figura abaixo, estes valores para todos os tratamentos, pode ser comparada. Também pode ser observado que existe uma gama muito ampla na eficácia dos custos de tratamentos. Alguns são tão baixos quanto 0,25, enquanto alguns estão perto de 70.

Esses valores poderiam ser utilizados como critério para ajudar os departamentos de transporte a selecionar as suas estratégias de manutenção. O que estes dados são, basicamente, sugerindo é que os tratamentos com baixo TPC / $ só devem ser usado em situações muito especiais. Caso contrário, outros tratamentos podem ser usados que são mais rentáveis. Os dados indicam ainda que, geralmente, os tratamentos mais eficientes sigam esse conceito: mais ligante é melhor; melhor ligante é também melhor; e tratamento mais espesso é melhor - em todos os casos e em termos genéricos. Assim produtos de borracha asfalto ou com borracha reagida e activada  têm o melhor TPC / $ porque eles se encaixam no conceito geral e tem também as qualidades subjacentes de uma marcada melhoria na capacidade de resistir à fissuração, envelhecimento e intrusão de água.

tpc

 

Relação de eficácia/custo medida em TPC/$ como exemplo na Califórnia/USA função da dimensão do trabalho.

 

Este é também um dos motivos pelos quais a RECINGILA recomenda a utilização de tratamentos superficiais duplos com RARX ou RUBIND ou asfalto borracha na reabilitação e construção de pavimentos em Angola.

Comments are closed.